Tuesday, March 22, 2016

Curso de ECT



Próximo Curso de Eletroconvulsoterapia: 01 de Abril de 2016



Dr. Moacyr – Programa Tabu
Aula prática:
8:00 às 12:00

Clínica LipoMed Unity, Av Indianópolis, 595, Moema, São Paulo, SP






Curso ECT - IPAN
Curso ECT – IPAN

Aula teórica: 
14:00 às 18:00
Hotel Tullip In – Rua Apeninos 1070, Paraíso, São Paulo, SP


Descrição do curso:

O objetivo do curso é revisar os fundamentos para a prática clínica de técnica, discutir a evidência atual e demonstrar uma sessão real de Eletroconvulsoterapia (ECT) em ambiente hospitalar.
É destinado a médicos que queiram aprender, conhecer mais profundamente este tratamento. Com uma abordagem teórico-prática, os alunos obterão conhecimento e capacitação para realizar o tratamento com segurança e da maneira mais eficaz e moderna que está disponível. A abordagem inclui desde conceitos básicos mais dirigidos ao iniciante, como indicações e contra-indicações e manejo da aparelhagem, até conceitos mais aprofundados, com a individualização da carga e a análise da qualidade da crise eletroencefalográfica.

Ao final do curso, o médico deve ser capaz de indicar corretamente o método e fazer uso seguro e eficaz da técnica em sua prática clínica.

Conteúdo teórico:

Curso ECT - IPAN
Curso ECT – IPAN

• História da ECT
• Bases físicas e Mecanismo de ação da ECT
• Anestesia em ECT
• Técnica de aplicação e dosagem do estímulo
• Avaliação clínica, riscos e complicações
• Efeitos adversos
• ECT em populações especiais

Conteúdo prático: 

• Localização de eletrodos
• Técnica de aplicação e dosagem do estímulo
• Parâmetros terapêuticos
• Monitorização padrão e com EEG
AparelhoEletro

Público-alvo:

Médicos

Organização Casa da Psiquiatria

1 comment:

  1. Olá. Tenho olhado o blog e encontrado assuntos bem interessantes. Atualmente, estudo para o vestibular de medicina. Estive há um tempo em dúvidas entre psiquiatria (medicina) e psicologia, e acabei por decidir ser psiquiatra. A minha maior preocupação era não poder estudar assuntos comportamentais, trabalhar com terapias com os meus pacientes, me restringindo à prescrição de medicamentos. Ao pesquisar, percebi que muitos são os psiquiatras que não se interessam por essa parte comportamental, mas há possibilidade de estudar sobre psicanálise. Gostaria de saber de você, que é da área, quais são as outras possibilidades de cursos que posso fazer futuramente para complementar os meus estudos com terapia, se é possível estudar a psicoterapia, dentre outras áreas similares que focam no aspecto comportamental. Pode parecer que estou me preocupando demais, mas acho que é pertinente, pois ainda me questiono às vezes se estou fazendo a escolha certa. Porém, me cativei pela oportunidade que a medicina oferece de o profissional saber "de tudo um pouco", isto é, outros aspectos do corpo humano, e me vejo sendo um profissional nesse perfil. Ademais, quais são os limites dentro de especializações ou residência? Posso fazer duas áreas de residência relacionadas em seguida, junto, como psiquiatria e neurologia, ou uma em determinado momento e outra depois? O quão viável é essa ideia? Cheguei a pesquisar fora do país, e vi que existem lugares do mundo que oferecem uma residência unificada entre neurologia e psiquiatria. Sou apaixonado pela mente humana. Leio livros sobre o assunto, um atrás do outro. Estou ciente da competitividade para conseguir uma residência médica, mas isso para mim não é o problema, estou realmente motivado a assumir riscos e seguir esse sonho... Muito obrigado pela atenção!

    ReplyDelete