Sunday, October 10, 2010

Fatores que favorecem a depressão


Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que o Brasil possui 13 milhões de pessoas com depressão, um número assustador. No mundo inteiro são cerca de 340 milhões de pessoas sofrendo com a doença e um número aproximado de 850 mil suicídios por ano provocados por ela. Os custos com transtornos mentais podem chegar a até 4% do PIB (Produto Interno Bruto). Este quadro chama muito a atenção, por isso, cada vez mais, a depressão deve ser estudada.

Recentemente dois estudos nos chamaram a atenção e gostaríamos de compartilhá-los com vocês. Em um deles, a desigualdade de renda pode aumentar a ocorrência de depressão emocional, principalmente nas áreas urbanas, onde as diferenças econômicas e sociais são mais acentuadas. A pesquisa foi realizada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Este é um dado bastante relevante no Brasil, onde convivemos com uma desigualdade de renda latente.

Outra pesquisa aponta que parceiros de pacientes diagnosticadas com câncer de mama são mais propensos a desenvolver problemas como depressão e doença bipolar. O estudo foi comandado por Christoffer Johansen, do Instituto de Epidemiologia do Câncer, em Copenhagen - Dinamarca.Os cientistas analisaram dados de mais de 1 milhão de homens com 30 anos ou mais, que não tinham histórico de tratamento hospitalar por transtorno emocional e viviam com a mesma mulher por, pelo menos, cinco anos. Os dados ainda são preliminares e mais estudos devem acontecer para confirmar essa relação.

Abraços,

Dra Marina