Monday, October 15, 2012

Vida aberta: Maurício Mattar fala sobre transtorno bipolar



Centenas de pessoas acompanharam, na tarde dessa quinta-feira, a presença de Maurício Mattar, que veio ao XXX CBP apoiar a Campanha da ABP “A Sociedade Contra o Preconceito”. O presidente da Associação, Antônio Geraldo da Silva, conversou com o ator, que contou abertamente os detalhes da descoberta de ter Transtorno Bipolar.
Maurício disse que conheceu a bipolaridade através da depressão. Ele afirmou que foi encaminhado pela Rede Globo para uma psicóloga, pois tinha situações de humor oscilantes. “Na época estava gravando uma novela do amigo Miguel Falabella e fui à psicóloga para me desintoxicar, pois me automedicava para tratar a depressão. Foi aí que o psiquiatra, recomendado pela psicóloga, diagnosticou o quadro bipolar – que me fez resgatar todo um passado de irritabilidade e pouca paciência para lidar com situações adversas. Tudo isso aconteceu após um acidente que sofri em outubro de 2011”, contou.
O ator relembrou o passado que não mais o incomoda, mas que hoje o faz ter a percepção das coisas que viveu até descobrir a doença. “Eu criei muitas máculas, com brigas e confusões que me fizeram ter várias perdas profissionais. Todo o meu humor ia ‘água a baixo’ e isso afetava minhas relações sociais”.
Durante o bate papo, que teve interação do público com muitas perguntas, uma das que o poderiam deixar constrangido, mas não aconteceu, foi com seu envolvimento com as drogas. De forma clara, Maurício respondeu prontamente: Usei cocaína e maconha há muitos anos, também fazia uso de bebida alcoólica descontroladamente, mas isso era uma fuga. Hoje, após descobrir a doença, estou na normalidade.
Aos 48 anos, Maurício encontrou o equilíbrio que precisava. Toma medicações, faz acompanhamento com o psiquiatra e encontrou na religião budista a calma que sempre buscou. A melhor noticia é que ainda este ano voltará a atuar em telenovelas.
Confira matéria no site da ABP:
http://www.abp.org.br/portal/archive/8959

No comments:

Post a Comment