Monday, June 4, 2012

Estimulação em casa já é possível

A Estimulação Elétrica Superficial também conhecida como Estimulação Elétrica Transcraniana ou EET (do original, CES: Cranial Electrotherapy Stimulation, chamada de Transcranial Electrostimulation - TES) é uma técnica que utiliza microcorrentes de estimulação elétrica (1-4mA) aplicadas no crânio e que induzem a produção de serotonina, GABA, endorfina e outros neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, sono e dor. Esta técnica está também relacionada com a diminuição de cortisol, um dos hormônios vinculados ao estresse.



Trata-se de um aparelho portátil, operado por baterias, que o paciente pode usar em casa enquanto lê, escreve, estuda, assiste TV, ouve música, usa computador, fala no celular, lava louça, ou simplesmente relaxa. O aparelho é do laboratório americano Fisher Wallace está aprovado pelo FDA.

 É um método com eficácia comprovada, quase sem efeitos colaterais e muito simples de ser aplicado. Hoje, a EET vem sendo utilizada com sucesso para o tratamento da depressão, ansiedade, insônia, dor crônica, fibromialgia, dor pós-cirúrgica e dor pós-traumática aguda.

Pode ser realizada também para quadros refratários e em casos em que existe uma intolerância aos efeitos colaterais das medicações.  


A EET talvez seja a forma mais antiga de estimulação cerebral não invasiva. Teve início na antiga União Soviética para o tratamento da dor. Vem sendo amplamente utilizada desde 1950 na Europa e 1960 nos EUA. Tem a aprovação do FDA (Food and Drug Administration) para o tratamento de depressão, ansiedade, insônia e dor desde 1978.

No comments:

Post a Comment