Friday, June 15, 2012

Aprendendo a conviver em família”

Atualmente educar os filhos tem se transformado numa tarefa nada fácil, pois exige entre muitas coisas um misto de amor e energia com grande dose de paciência. Porém erros pedagógicos por parte dos pais ocorrem e um dos principais fatores atualmente é a falta de equilíbrio entre o autoritarismo e liberdade total.

Achamos que acompanhar o tempo é deixarmos os nossos filhos fazerem o que bem entenderem confundindo libertinagem de ação e pensamento por liberdade de diálogo. O fato é que no geral está ocorrendo na humanidade um afrouxamento talvez por estado de acomodação e cansaço existencial, acarretando um desestruturamento dos lares e conseqüentemente o individualismo.

Educar consiste acima de tudo em darmos exemplos através de nossas atitudes e valores éticos e morais. Como queremos combater em nossos filhos o comportamento agressivo se no cenário de nossos lares é o que predomina.

Procuremos sempre sermos pais presentes, participativos e nunca esquecermos o diálogo sabendo ouvir para podermos entender. É fato que não nascemos com diploma de pais e da mesma maneira que iremos educá-los também iremos aprender o importante é estarmos atentos para não cometermos os mesmos erros.

O nosso reduto doméstico não deverá ser adornado apenas com as belezas exteriores, mas acima de tudo com o amor e o respeito uns pelos outros como imperativo na convivência familiar.

Márcia Novelli Fuchs de Oliveira
Psicóloga CRP- 06/12528-0
Consultório: Rua Costa Aguiar, 1549
Fone: 2914-6624/ 2061-4726
E-mail: marcia.fuchs@hotmail.com

Todos direitos reservados

No comments:

Post a Comment